Sabemos que a exigência por transparência no brasil já se estende desde o ano 2000 com a criação da lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000), onde se tornou mais forte com a aprovação da Lei da Transparência (Lei Complementar 131, de 27 de maio de 2009). tendo seu reforço com a lei de Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135, de 04 de junho de 2010) e efetivando a transparência de fato com a Lei de Acesso a Informação (Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011).
Estrutura organizacional
DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA
Art. 2o – A administração pública do município de Santa Maria/RN compreende:
I – Órgãos de assessoramento imediato ao Prefeito, gozando das mesmas prerrogativas das Secretarias Municipais, com atribuições, responsabilidades e competências definidas nesta Lei.
II – Secretarias municipais, destinadas a definição de políticas municipais, ao planejamento, comando, coordenação, elaboração e orientação normativa, fiscalização, execução e controle das ações municipais e órgão de apoio e assistência direta ao Prefeito, como unidades orçamentárias;
III – Órgãos de serviços especializados, integrantes da administração do Poder Executivo, destinado à prestação e execução de atividades específicas não desempenhadas pelos demais órgãos de apoio e assessoramento ao Prefeito e aos Secretários;
TITULO III
DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL
Art. 3o – A estrutura organizacional da administração municipal compreende os seguintes órgãos;
I – O Gabinete do Prefeito, integrado pelos órgãos de apoio, assistência imediata ao Prefeito e por órgãos de assessoramento e representação judicial e extrajudicial abaixo:
- Órgão de apoio e assistência direta ao Prefeito;
1 – Secretaria do Gabinete do Prefeito – SGP;
2 – Controladoria Geral do Município;
3 – Procuradoria Geral do Município;
4 – Gabinete do Vice-Prefeito – SGVP.
- Órgãos de assessoramento imediato ao Prefeito:
1 – Assessoria de Controle Interno;
2 – Assessorias Especiais de gabinete;
3 – Consultoria Geral do Município;
4 – Assessoria Jurídica;
5 – Diretorias;
6 – Assessoria Especial de Comunicação e mídia;
7 – Chefia de Gabinete;
8 – Diretoria de apoio à chefia de gabinete;
9 – Comissão Permanente de Licitação;
10 – Assessoria de Gestão Pública, Administração, Programas e Convênios.
- Órgãos vinculados e presididos pelo Prefeito
- Conselho de Desenvolvimento Municipal – CDM;
- Conselho de Defesa Civil – CDC;
- Junta de Serviço Militar – JSM;
II – ÓRGÃOS DE ASSESSORAMENTO TÉCNICO instrumental, através das secretarias que tem atribuições nos limites da competência outorgada, promovendo os meios necessários a ação administrativa municipal, a saber:
- Secretaria Municipal de Tributação e Finanças – SEMUT;
- Diretoria de Avaliação de obras e imóveis;
- Coordenadoria de Auxílio Administrativo;
- Diretoria de Fiscalização e Finanças;
- Diretoria de Arrecadação, Cadastros e Tributação;
III – ÓRGÃOS DE ATIVIDADES FINS, representadas pelas secretarias cujas competências e atribuições são de orientação técnica especializada e execução dos planos, programas e projetos definidos e aprovados pelo Prefeito Municipal:
- Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento Básico – SMSS;
- Diretoria de Vigilância Sanitária;
- Diretoria de Epidemiológica;
- Chefia de logística e auxilio a Coordenadoria de Epidemiológica;
- Chefia de Controle de Endemias;
- Chefia de logística e auxilio a Coordenadoria de Endemias;
- Chefia de Assistência Ambulatorial;
- Chefia de Gestão Hospitalar;
- Chefia de Planejamento;
- Chefia de Programas e Ações de Saúde;
- Chefia de Gestão Orçamentária e Administração;
- Chefia de Apoio ao Programa Saúde da Família;
- Assessor de monitoramento e atendimento ao cidadão.
- Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos – SMECD;
- Diretoria de Educação Básica;
- Diretoria de Ensino Infantil;
- Diretoria de Ensino Fundamental;
- Chefia de Alimentação Escolar;
- Chefia de Esporte;
- Chefia de Lazer e Cultura;
- Chefia de Turismo;
- Assessor de apoio à preservação do patrimônio público;
- Assessor de monitoramento e atendimento ao cidadão;
- Assessoria de apoio ao ensino.
- Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação – SMASTH;
- Diretoria de Assistência a Criança e ao Adolescente;
- Diretoria de Programas e Ações em Assistência Social;
- Diretoria de Assistência ao Idoso;
- Diretoria de Assistência Comunitária;
- Diretoria de Habitação;
- Diretoria de Emprego e Renda;
- Diretoria de Estatística e Registro Social;
- Diretoria de Serviço Social;
- Assessoria Jurídica;
- Diretoria atendimento social;
- Diretoria de atendimento psicológico;
- Diretoria de apoio ao translado e deslocamento de pessoas;
- Assessoria de monitoramento e atendimento ao cidadão;
- Assessoria Financeira e Contábil;
- Assessor de apoio à preservação do patrimônio público.
- Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente – SMAMA;
- Diretoria de Administração;
- Diretoria Técnica;
- Chefia de Projeto Especiais;
- Chefia de Apoio a Corte de Terras;
- Chefia de Defesa Agropecuária;
- Chefia de Agricultura;
- Chefia de Meio Ambiente;
- Chefia de Agricultura;
- Chefia de Combate à seca;
- Assessoria especial de atendimento à família rural;
- Assessoria de apoio à preservação do patrimônio público, tutela, arquivo e elaboração de documentos públicos;
- Assessoria de monitoramento e atendimento ao cidadão;
- Diretoria de apoio ao translado e deslocamento de pessoas.
- Secretaria Municipal Infraestrutura e Obras – SMIEO;
- Diretoria de Administração;
- Diretoria Técnica;
- Chefia de Projeto Especiais;
- Chefia de Transporte;
- Chefia de Obras;
- Chefia de Limpeza Urbana;
- Chefia de Infraestrutura;
- Assessoria de monitoramento e atendimento ao cidadão, práticas de entrevistas, informações sociais e apoio à logística e manutenção;
- Chefia de apoio ao translado e deslocamento de pessoas;
- Assessoria de apoio à preservação do patrimônio público.
- Secretaria Municipal de Administração – SEMAD:
- Diretoria de Administração;
- Assessoria de Recursos Humanos;
- Assessoria de monitoramento e atendimento ao cidadão, práticas de entrevistas, informações sociais e apoio à logística e manutenção do patrimônio público.
- Chefia de apoio ao translado e deslocamento de pessoas
- Chefia de informática e tecnologia de informação
- Chefia de Recursos Humanos
- Assessoria de apoio à preservação do patrimônio público, tutela, arquivo e elaboração de documentos públicos.
- Secretaria Municipal de Planejamento – SEMPLAN.
- Diretor de Planejamento Administrativo e Orçamento
- Assessoria de Comunicação e mídia
- Assessoria de monitoramento e atendimento ao cidadão, práticas de entrevistas, informações sociais e apoio à logística e manutenção.
- Diretoria de Planejamento e Orçamento;
- Assessoria Especial de Comunicação e mídia.
IV – ÓRGÃOS COLEGIADOS:
- Conselho Municipal de Alimentação Escolar – CMAE;
- Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA;
- Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente;
- Conselho Municipal de Educação – CME;
- Conselho Municipal de Saúde – CMS;
- Conselho Municipal de Assistência Social.
- Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS
- Conselho do Fundo Municipal de Assistência às Comunidades – FUMAC
- Conselho do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico – FUNDEB
- Conselho Municipal de Meio Ambiente – CMMA