Sabemos que a exigência por transparência no brasil já se estende desde o ano 2000 com a criação da lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000), onde se tornou mais forte com a aprovação da Lei da Transparência (Lei Complementar 131, de 27 de maio de 2009). tendo seu reforço com a lei de Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135, de 04 de junho de 2010) e efetivando a transparência de fato com a Lei de Acesso a Informação (Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011).
Secretaria Municipal de Administração
- SECRETÁRIO (a): ELIZANGELA MARIA DA SILVA
SEC. ADJUNTO (a):
E-MAIL: sec.adm.santamariarn@gmail.com
FALE CONOSCO: (84) 99652-9611
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Segunda a Sexta de 08:00 às 12:00
ENDEREÇO: Av. Presidente Juscelino, 461 – Centro – Santa Maria/RN – CEP: 59.464-000
Informações da Secretaria:
- Centralizar as atividades do sistema municipal de administração e recursos humanos;
- Formular critérios e realizar a avaliação do desempenho dos servidores municipais, considerando a responsabilidade, a pontualidade, a produtividade, a probidade e a eficiência na execução de suas tarefas;
- Promover a melhoria do serviço público através da capacitação permanente dos servidores municipais;
- Promover a relotação de servidores no interesse da melhoria dos serviços públicos municipais;
- Promover o controle e acompanhamento crítico da folha de pagamento de pessoal;
- Coordenar as atividades de cadastramento e licitação para aquisição de bens e contratação e realização de obras do Município;
- Proceder no âmbito do seu órgão a gestão e o controle financeiro dos recursos orçamentários previstos na sua Unidade, bem como os recursos humanos e materiais existentes em consonância com as diretrizes e regulamentos emanados do Chefe do Poder Executivo;
- Promover o planejamento global do município em consonância com as diretrizes do planejamento micro-regional, estadual, regional e federal;
- Promover e coordenar articulações entre os Órgãos da Prefeitura e outras Prefeituras, ou outros Órgãos e representações da sociedade civil no interesse da integração de ações metropolitanas;
- Formular estratégias, normas e padrões e operacionalização, avaliação e controle das ações no âmbito da Prefeitura;
- Desenvolver e detalhar projetos prioritários;
- Editar, coordenar, executar e controlar todas as atividades da política de execução orçamentária, financeira e contábil da Prefeitura Municipal;
- Orientar, contábil e financeiramente a política de controle da aplicação das receitas, projeções, transferências, convênios quanto às prestações de contas junto aos órgãos fiscalizadores, como Tribunal de Contas e poder Legislativo;
- Acompanhar e publicar bimestralmente, a avaliação de aplicação dos percentuais de gastos com o pessoal conforme a Lei Complementar n. 101/2000;
- Coordenar e executar a política tributária do Município, visando a arrecadação dos tributos municipais;
- Fiscalizar o funcionamento de todas as áreas prestadoras de serviços, as atividades comerciais do Município;
- Coordenar e executar a alimentação dos cadastros de contribuintes do mobiliário;
- Controlar a expedição de certidão negativa de débitos;
- Proceder a inscrição da dívida ativa os contribuintes em débito com a prefeitura;
- Sistematizar informações com o fim de estabelecer a relação custo/benefício para auxiliar o processo decisório do município;
- Proceder no âmbito do seu órgão a gestão e o controle financeiro dos recursos orçamentários previstos na sua Unidade, bem como os recursos humanos e materiais existentes em consonância com as diretrizes e regulamentos emanados do Chefe do Poder Executivo;
- Exercer outras atividades designadas pelo Prefeito.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL
I – O Gabinete do Prefeito, integrado pelos órgãos de apoio, assistência imediata ao Prefeito e por órgãos de assessoramento e representação judicial e extrajudicial abaixo:
• Órgão de apoio e assistência direta ao Prefeito;
1 – Secretaria do Gabinete do Prefeito – SGP;
2 – Gabinete do Vice-Prefeito – SGVP.
• Órgãos de assessoramento imediato ao Prefeito:
1 – Controladoria Geral do Município;
2 – Assessoria de Controle Interno;
3 – Assessorias Especiais de gabinete;
4 – Consultoria Geral do Município;
5 – Procuradoria Geral do Município;
6 – Assessoria Jurídica;
7 – Diretorias;
8 – Assessoria Especial de Comunicação e mídia;
9 – Chefia de Gabinete;
10 – Diretoria de apoio à chefia de gabinete;
11 – Comissão Permanente de Licitação;
12 – Assessoria de Gestão Pública, Administração, Programas e Convênios.
• Órgãos vinculados e presididos pelo Prefeito
Conselho de Desenvolvimento Municipal – CDM;
Conselho de Defesa Civil – CDC;
Junta de Serviço Militar – JSM;
II – ÓRGÃOS DE ASSESSORAMENTO TÉCNICO instrumental, através das secretarias que tem atribuições nos limites da competência outorgada, promovendo os meios necessários a ação administrativa municipal, a saber:
Secretaria Municipal de Tributação e Finanças – SEMUT;
Diretoria de Avaliação de obras e imóveis;
Coordenadoria de Auxílio Administrativo;
Diretoria de Fiscalização e Finanças;
Diretoria de Arrecadação, Cadastros e Tributação;
III – ÓRGÃOS DE ATIVIDADES FINS, representadas pelas secretarias cujas competências e atribuições são de orientação técnica especializada e execução dos planos, programas e projetos definidos e aprovados pelo Prefeito Municipal:
Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento Básico – SMSS;
Diretoria de Vigilância Sanitária;
Diretoria de Epidemiológica;
Chefia de logística e auxilio a Coordenadoria de Epidemiológica;
Chefia de Controle de Endemias;
Chefia de logística e auxilio a Coordenadoria de Endemias;
Chefia de Assistência Ambulatorial;
Chefia de Gestão Hospitalar;
Chefia de Planejamento;
Chefia de Programas e Ações de Saúde;
Chefia de Gestão Orçamentária e Administração;
Chefia de Apoio ao Programa Saúde da Família;
Assessor de monitoramento e atendimento ao cidadão.
Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos – SMECD;
Diretoria de Educação Básica;
Diretoria de Ensino Infantil;
Diretoria de Ensino Fundamental;
Chefia de Alimentação Escolar;
Chefia de Esporte;
Chefia de Lazer e Cultura;
Chefia de Turismo;
Assessor de apoio à preservação do patrimônio público;
Assessor de monitoramento e atendimento ao cidadão;
Assessoria de apoio ao ensino.
Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação – SMASTH;
Diretoria de Assistência a Criança e ao Adolescente;
Diretoria de Programas e Ações em Assistência Social;
Diretoria de Assistência ao Idoso;
Diretoria de Assistência Comunitária;
Diretoria de Habitação;
Diretoria de Emprego e Renda;
Diretoria de Estatística e Registro Social;
Diretoria de Serviço Social;
Assessoria Jurídica;
Diretoria atendimento social;
Diretoria de atendimento psicológico;
Diretoria de apoio ao translado e deslocamento de pessoas;
Assessoria de monitoramento e atendimento ao cidadão;
Assessoria Financeira e Contábil;
Assessor de apoio à preservação do patrimônio público.
Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente – SMAMA;
Diretoria de Administração;
Diretoria Técnica;
Chefia de Projeto Especiais;
Chefia de Apoio a Corte de Terras;
Chefia de Defesa Agropecuária;
Chefia de Agricultura;
Chefia de Meio Ambiente;
Chefia de Agricultura;
Chefia de Combate à seca;
Assessoria especial de atendimento à família rural;
Assessoria de apoio à preservação do patrimônio público, tutela, arquivo e elaboração de documentos públicos;
Assessoria de monitoramento e atendimento ao cidadão;
Diretoria de apoio ao translado e deslocamento de pessoas.
Secretaria Municipal Infra-Estrutura e Obras – SMIEO;
Diretoria de Administração;
Diretoria Técnica;
Chefia de Projeto Especiais;
Chefia de Transporte;
Chefia de Obras;
Chefia de Limpeza Urbana;
Chefia de Infra-Estrutura;
Assessoria de monitoramento e atendimento ao cidadão, praticas de entrevistas, informações sociais e apoio à logística e manutenção;
Chefia de apoio ao translado e deslocamento de pessoas;
Assessoria de apoio à preservação do patrimônio público.
Secretaria Municipal de Administração – SEMAD:
Diretoria de Administração;
Assessoria de Recursos Humanos;
Assessoria de monitoramento e atendimento ao cidadão, praticas de entrevistas, informações sociais e apoio à logística e manutenção do patrimônio público.
Chefia de apoio ao translado e deslocamento de pessoas
Chefia de informática e tecnologia de informação
Chefia de Recursos Humanos
Assessoria de apoio à preservação do patrimônio público, tutela, arquivo e elaboração de documentos públicos.
Secretaria Municipal de Planejamento – SEMPLAN.
Diretor de Planejamento Administrativo e Orçamento
Assessoria de Comunicação e mídia
Assessoria de monitoramento e atendimento ao cidadão, praticas de entrevistas, informações sociais e apoio à logística e manutenção.
Diretoria de Planejamento e Orçamento;
Assessoria Especial de Comunicação e mídia.
Secretaria Municipal de Defesa Social – SMDS.
IV – ÓRGÃOS COLEGIADOS:
Conselho Municipal de Alimentação Escolar – CMAE;
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA;
Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente;
Conselho Municipal de Educação – CME;
Conselho Municipal de Saúde – CMS;
Conselho Municipal de Assistência Social.
Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS
Conselho do Fundo Municipal de Assistência às Comunidades – FUMAC
Conselho do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico – FUNDEB
Conselho Municipal de Meio Ambiente – CMMA
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