Na manhã desta sexta-feira, dia 14 de abril, a Prefeitura de Santa Maria, através da Secretaria Municipal da Administração, promoveu uma audiência pública do orçamento participativo para discutir a elaboração, discussão e apresentação de propostas para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Lei Orçamentária Anual (LOA) e alteração do Plano Plurianual (PPA) para o exercício de 2024.
O evento, realizado na Escola Municipal João Marques de Araújo, contou com a presença do vice-prefeito José Adilson, da secretária da Administração, Elizângela Maria da Silva, e outros secretários municipais.
Durante a audiência, foram abordadas as metas e prioridades de ações para as leis de referência para o próximo ano. A LDO é responsável por estabelecer as metas e prioridades de ações, enquanto a LOA é o instrumento de planejamento que prevê as receitas e despesas. Já o PPA é o principal instrumento de planejamento de médio prazo da administração pública.
A audiência foi considerada muito proveitosa e teve boa participação. A discussão foi importante para ajudar a definir as prioridades de investimento para o próximo ano.
Com a audiência pública do orçamento participativo, a Prefeitura de Santa Maria demonstra comprometimento com a transparência e a participação popular nas decisões sobre o destino dos recursos públicos.