Escolha uma Página

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA


GABINETE DO PREFEITO

DECRETO MUNICIPAL 03 POR SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DECORRENTE DA ESCASSEZ DE RECURSOS HÍDRICOS

DECRETO Nº 003/2021

 

Dispõe sobre a situação anormal, caracterizada como “SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA” em Santa Maria/RN decorrente da escassez de recursos hídricos.

 

CONSIDERANDO a grave seca que atinge o Município e a situação emergencial instaurada em virtude da estiagem;

CONSIDERANDO a queda intensificada das reservas hídricas de superfície provocada pela má distribuição pluviométrica na região;

CONSIDERANDO que o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC) classifica o desastre climatológico em “Nível II – Desastre de Média Intensidade”, a incidir a decretação de “Situação de Emergência”, conforme disposto no art. 3°, II e §§ 2°, 3°, e no art. 4°, ambos da Instrução Normativa n° 36, de 4 de dezembro de 2020, do Ministério do Desenvolvimento Regional.

 

O Prefeito do Município de Santa Maria/RN, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei Orgânica Municipal, DECRETA:

 

Art. 1º. Fica decretada a existência de situação anormal, caracterizada como “Situação de Emergência” no município de Santa Maria/RN de caráter administrativo e financeiro.

Parágrafo Único. A Situação de Emergência trata-se de uma “Situação de Emergência por Seca” em virtude do desastre classificado e codificado por desastre natural climatológico caracterizado por estiagem prolongada, que provocou a redução sustentada das reservas hídricas existentes no Município.

 

Art. 2º. Durante o período em que persistir a Situação de Emergência, pelos motivos declinados no artigo anterior, o Município de Santa Maria/RN poderá contratar mediante dispensa de licitação, desde que observado o processo previsto no art. 26, caput, da Lei Federal n° 8.666, de 21 de junho de 1993, bem como o art. 37, caput, da Constituição Federal, as obras e os serviços que se mostrarem aptos a mitigar as consequências provocadas pela estiagem.

 

Art. 3º. As secretarias ordenadoras de despesas ficam autorizadas a proceder com a dispensa de licitação nos termos do art. 24, IV, da Lei Federal nº 8.666/93.

Parágrafo Único. A não observância da disposição constitucional do art. 37 poderá implicar em resposta penal e civil.

 

Art. 4º. Ficam rescindidos ou suspensos, com fundamento no art. 78, XII e XIV, da Lei n° 8.666/93, todos os contratos realizados pela administração municipal, através de suas várias unidades financeiras e administrativas, cujos efeitos financeiros se deram em desacordo com a Lei Eleitoral nº 9.504/97, LC 101/2000 e suas alterações e Lei 8.666/93, ressalvadas as decorrentes de ordem judicial;

 

Art. 5º. O Município emitirá requerimento para fins de Reconhecimento de Situação de Emergência que será́ instruído na forma estabelecida pelo art. 6°, §§ 1° e 2°, da Instrução Normativa n° 36, de 4 de dezembro de 2020, do Ministério do Desenvolvimento Regional, e apresentado no prazo de 10 (dez) dias contados da publicação deste Decreto.

 

Art. 6º. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, por um prazo de 180 (cento e oitenta) dias, ficando revogadas todas as disposições em contrário.

 

Registre-se, Publique-se e Cumpra-se.

 

Prefeitura Municipal de Santa Maria/RN, 15 de janeiro de 2021.

 

 

RANIERY SOARES CÂMARA

 

Prefeito de Santa Maria/RN

image_pdfimage_print
Pular para o conteúdo